Oclusão - Placas Oclusais

01-09-2011 10:41

 

 As Placas oclusais são para pacientes que sofrem de dores na DTM, inicialmente antes de confeccionar a placa temos que tirar a fase aguda da dor dos pacientes ai sim começar tratamentos oclusais definitivos. Essa disfunção do sistema digestório é considerada uma doença psicogênica, causada por fortes componentes emocionais e envolvendo quadros de alterações gástricas. Antes da confecção das placas oclusais devemos radiografar o paciente, seja panorâmico, tomografia para fechamento de diagnostico. Deve recomendar hábitos bucais, sobre a alimentação, mudanças posturais principalmente durante o sono. As Placas são aparelhos confeccionados com resina acrílica, intraoral, adaptando na maxila ou na mandíbula. As funções da placa são relaxar a musculatura, protege os dentes do bruxismo, colocar o côndilo na sua posição de relação cêntrica, auxiliar a propriocepção do LP. As funções que a placa não exerce são a de eliminar a carga da atm (ela apenas diminui), não cura, prevenir o bruxismo.

As placas de estabilização pode ser usada a noite( quando o envolvimento é muscular) e 24 hrs quando o envolvimento é articular. Os ajustes iniciais devem ser realizados com 1 a 2 meses e finalmente em intervalos de 6 meses. As placas mio-relaxantes atua diretamente sobre o sistema neuromuscular, rompendo o ciclo de contração muscular fazendo com que o músculo trabalhe de uma forma mais fisiológica. Essa placa utiliza-se geralmente na maxila por induzir menor tensão, utiliza na mandíbula quando o paciente sofre de maloclusão classe III ou tem aparelho ortodôntico na maxila. As placas tem cerca de 2mm de espessura podendo ir até a 2,8mm para pacientes que tem bruxismo. Não pode ser muito espessa porque se não o côndilo se dirigi para frente e p/ baixo provocando desarranjo articular, outro problema pode ser que os músculos induzem um processo de intrusão dentária para restabelecer a dimensão vertical. As placas devem ter a superfície lisas e polidas, os contatos oclusais devem ser simultâneos em toda placa.
Placas reposicionadoras: possuem função ortopédicas, as protusivas são usadas no reposicionamento do disco articular, as placas é um aparelho que possui rampas guias utilizadas para produzir uma nova posição mandibular distinta da posição habitual. É indicada primariamente para tratar as desordens de interferência do disco. Este tipo de placa deve ser utilizado por 24hr inclusive durante a mastigação durante 3 meses.
Placa Oclusal de Front Platô: Conhecida como placa anterior de mordida adaptadas aos dentes anteriores superiores. Quando usada adequadamente elimina a fadiga muscular em horas, sua utilização é de 24 a 48h no máximo.