PRÓTESE DENTÁRIA

10-10-2011 15:06

 

Prótese Dentária

prótese dentária (ou prótese dental) é a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. O termo "prótese dentária" também é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.

O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções:  estética,  fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os (dentes), por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total, a popular dentadura ou prótese parcial removível, (ponte móvel) ou Roach. Recentemente encontramos próteses modernas produzidas com matérias FLEXÍVEIS substituindo os indesejáveis grampos metálicos, hoje também encontramos as próteses sobre IMPLANTES como overdentures, próteses fixas e protocolo branemark.

 

Dente

Os dentes são órgãos do corpo humano de consistência dura, natureza calcária e cor branca. Os dentes estão localizados na boca e fixados nos maxilares.A principal função dos dentes é realizar a mastigação dos alimentos.
Os dentes são classificados de acordo com a posição e a função. Desta forma, temos:

Incisivos: dentes situados na parte da frente da boca e que servem para cortar os alimentos.
Caninos: possuem formato agudo e pontiagudo e servem para rasgar os alimentos.
Pré-molares e molares: possuem a função de triturar os alimentos e localizam-se no fundo da boca.

Os seres humanos possuem, na sua primeira dentição, 20 dentes de leite (10 na parte superior e 10 na inferior). Após os 6 anos, os dentes de leite começam a cair e surge a dentição permanente. Esta é formada por 32 dentes (16 superiores e 16 inferiores). Desta forma, o ser humano possui 4 incisivos, 2 caninos, 4 pré-molares e 6 molares na parte superior e a mesma quantidade na inferior.

 

Prótese Total

Prótese Total ou Dentadura é o ramo da Prótese Dental que se propõe a restaurar de maneira total o paciente desprovido de dentes.

Dentro deste conceito devemos encontrar os seguintes pontos que perfariam

 as finalidades da prótese:

1- restaurar a função mastigatória

2- restaurar as medidas e contornos da face segundo a estética

3- corrigir os defeitos da fonética devido à perda dos dentes

4- restaurar não produzindo lesões ao paciente

Notamos que esse conceito é fundamentalmente biológico, pois é essencial que nossos aparelhos, ao restaurar algumas funções, não prejudiquem outras.

 

 

Prótese Parcial Removível (PPR)

 

É um aparelho protético que substitui os dentes naturais, perdido em arcadas nas quais ainda permanecem dentes remanescentes, portanto, com perda parcial de dentes. E chamada de removível porque pode ser retirada pelo portador no momento que este desejar.

Sua mecânica abrange dente e mucosa; “Dento-mucosuportável” As PPRs atualmente podem ser confeccionadas com metal, resina e material flexível, ou composta: metal com resina termopolimerizável ou resina flexível.

 

 

Prótese Fixa

 

0 que é uma prótese fixa?
É a restauração parcial ou total da coroa de um dente, quando se denomina prótese fixa unitária, ou a substituição de um ou mais dentes perdidos, quando se denomina prótese parcial fixa (ou "ponte fixa"). Ao ser fixada sobre os dentes do paciente, previamente preparados para recebê-la, reabilita-o para mastigar, falar ou sorrir. Recebe o nome de "fixa" porque não pode ser inflamação removida pelo paciente ou pelo dentista, a menos que este a corte com o uso de brocas especiais.

Quais os tipos de materiais utilizados?
As próteses fixas podem ser só metálicas; metálicas revestidas por um material estético plástico ou cerâmico, da cor dos dentes; de cerâmica; e, finalmente, de resinas ou plásticos especiais.

 

Prótese sobre Implante

O Existem dois tipos de Prótese sobre Implantes: Fixas ou Removíveis. As Próteses sobre implantes fixas são feitas para que não sejam mais removidas (cimentadas) ou removidas apenas pelo dentista (aparafusadas), já as Próteses sobre Implantes Removíveis deverão sempre ser removidas pelo paciente para higienização. Estas últimas são presas aos implantes através de attachments ou encaixes, que servem para reter as próteses durante seu uso.

A indicação para o tipo de Prótese deverá ser feita pelo profissional, e poderá ser mudada durante o tratamento, dependendo de vários fatores clínicos e orgânicos. O planejamento é individual e variável, é a fase mais importante do tratamento.